quarta-feira, 10 de abril de 2024

MARANHÃO MALVERSAÇÕES: EM ARAIOSES, PREFEITA E EX-PREFEITA TEM CONTAS REPROVADAS

A Lei das Inelegibilidades define que são inelegíveis para qualquer cargo ''os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição”.

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

A definição acima é do TSE e esta semana encontrou em Araioses, a 409  km da capital maranhense, dois exemplos típicos.

'O FUTURO DE ARAIOSES COMEÇA AGORA!' Num misto de administração inerte e escandalosa, a atuação da...

Na sessão desta terça-feira (9) a Câmara de Vereadores confirmou  o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado e reprovou as contas da prefeita Luciana Trinta , referentes ao exercício financeiro de 2011. Foram 8 votos contra 2 e Trinta deve sair da disputa este ano. Ela tenta comandar o município pela terceira vez.

Ao abrir a sessão, o presidente da Casa, vereador Denys de Miranda, concedeu a palavra à gestora afim de que ela se defendesse num prazo de até duas horas, no entanto a prefeita usou bem menos do que esse tempo, como se vê aqui ( https://www.youtube.com/watch?v=994eflFE0d0 ). 

CONTAS REPROVADAS Câmara de Vereadores confirmou o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado e reprovou as contas da prefeita Luciana Trinta, em Araioses. 

A Câmara, que formou maioria com os vereadores  Oziel de Canárias, Denys de Miranda, Arnaldo Machado, Kelson Coutinho, Rodrigo da Funerária, Alex do Giquiri, Zé Roberto e Nataniel da Pesca, segue vigilante na observância da realidade local. Araioses enfrenta, nos dias atuais, uma onda avassaladora de abandono em áreas como Educação, Infraestrutura e Saúde.  O estado lamentável de descaso não se equipara a nenhum outro. Votaram a favor da prefeita, Jesus Enfermeira e Flávia do Gentil. Houve uma abstenção e um parlamentar se ausentou.

Na mesma toada, a Ex-prefeita Valéria Cristina Pimentel Leal, a Valéria do Manin, divulgou há uma semana uma...

Na mesma toada, a Ex-prefeita Valéria Cristina Pimentel Leal, a Valéria do Manin, divulgou, há uma semana, peça publicitária com o slogan ‘O futuro de Araioses começa agora!’, causando revolta nos araiosenses pelo fato de ela ter realizado uma das mais desastrosas gestões da cidade no passado recente, culminando com a desaprovação de suas contas referentes ao exercício de 2015 pelo TCE.

Num misto de administração inerte e escandalosa, a atuação da Ex-gestora promoveu uma simbiose perfeita entre interesse público  e privado( veja https://www.youtube.com/watch?v=OIEE8NCfZXw ) difícil de cair no esquecimento do eleitorado local.

Ambas, tanto Trinta quanto Manin, apesar das muitas malversações, seguem animadas com suas pré-candidaturas, mas esbarram na austeridade dos órgãos de controle. Em agosto de 2022,  O Tribunal de Contas da União (TCU) já havia encaminhado  uma lista ao TSE, com nomes de prefeitos, gestores e empresários que tiveram as contas julgadas irregulares nos últimos oito anos.

A Ex-prefeita Valéria do Manin (à esquerda) e a atual gestora do município, Luciana Trinta: esbarrando na austeridade dos órgãos de...

Contra Luciana Marão Félix, dois processos por omissão no dever de prestar contas: um referente ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para atendimento ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), exercício 2011, função EDUCACAO (nº da TCE no sistema: 1016/2018) e outro também do Pnate, exercício 2012, função EDUCACAO (nº da TCE no sistema: 682/2018).


COM INFORMAÇÕES DE BLOGS LOCAIS 

3 comentários:

Anônimo disse...

PEÇO HUMILDEMENTE PRO JORNALISTA PUBLICAR MEU COMENTARIO OBRIGADA, QUERIDO
Após ser libertado da prisão em São Luís, Manin Leal foi carregado nos braços por seus chegados de Santa Quitéria para onde retornou. No alto – a direita da imagem – seu sobrinho Vavá Bittencourt Leal, sob proteção da sobra de uma sombrinha e de celular em punho, filma o momento.

Causou grande comoção nas redes sociais a prisão (reveja AQUI) de Manin Leal, ex-prefeito de Santa Quitéria, ocorrida na última quinta-feira, dia 19, em uma operação conjunta que cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão temporária.

Os fatos ocorreram ao mesmo tampo nos municípios de São Luís e Santa Quitéria por conta de mandados expedidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal de São Luís.

A justificativa das medidas judiciais foi de que “há indícios da existência de uma organização criminosa estruturada, com divisão específica e ordenada de tarefas, objetivando a prática de crimes relacionados a fraudes em processos licitatórios, desvio e apropriação de verbas públicas na gestão do ex-prefeito Sebastião de Araújo Moreira, com a participação de agentes públicos e particulares do município”.

Na ocasião o pai da ex-prefeita de Araioses, Valéria do Manin foi preso porque os agentes policiais encontraram sob posse sua, sem autorização legal, um rifle. Quem entende um mínimo que seja desse assunto, sabe que bastava ele pagar uma fiança, que seria solto para responder por esse crime em liberdade.

Vereadores se calam sobre o assunto
No dia seguinte a prisão de Manin Leal, muitas pessoas foram assistir a sessão da Câmara de Vereadores de Araioses acreditando, que aquele assunto seria amplamente discutido naquela casa, o que não ocorreu.

Sobre os fatos envolvendo autoridades do município ou com interesse nele nos últimos dias, apenas a notícia – TCE declara inadimplência do prefeito de Araioses – foi lembrada pelo vereador Ingram de Tarso, onde disse que o caso era uma vergonha para Araioses. Sobre o que ocorreu com Manin, silêncio total de todos.

Manin já está solto e fez do ato uma manifestação política em Santa Quitéria, onde foi carregado nos braços por gente sua.

Na imagem, o homem que já teve sob seu domínio os municípios de Santa Quitéria e Araioses, aparece com um enorme sorriso, uma de suas marcas na arte da simulação.

Porém, no fundo ele sabe que sua batata está assando, isso porque uma farta documentação das duas prefeituras, que dominou nos últimos anos foram encontradas guardadas em seus domicílios particulares. As investigações só está começando e muita coisa suja pode brotar doravante para o conhecimento de todos.

Lógico, que agora ele não vai se vangloriar, como sempre fazia, quando mandava e desmandava nas duas prefeituras, de que as tinhas nas mãos.
Esperto como pensa que é, vai dizer que nada tem a ver com possíveis práticas criminosas, que certamente serão descobertas. Mas, todos nós sabemos qual é a verdade.

Assim como aqui em Araioses o prefeito não manda em nada, todos sabem que sua filha Valéria do Manin, em nossa cidade e Sebastião Moreira, em Santa Quitéria, só assinavam papeis.

Ele sim decidia por todos e por tudo.

Anônimo disse...




Uma robalheira doida nesse araiose vi Xe Maria
Santana Jr

Anônimo disse...

Moro no Pará e minha triste Araioses onde nasci passando por isso- LAMENTÁVEL.

Dr. Cristiano Luis

Postar um comentário

Fernando Atallaia. Tecnologia do Blogger.

  ©Blog do Fernando Atallaia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo