quarta-feira, 19 de junho de 2024

MARANHÃO NO ‘OLHO DO FURACÃO’: EXPLODE REVOLTA COM GESTÃO CULTURAL DE CARLOS BRANDÃO NO ESTADO

Em aplicativos, redes sociais, cidades e becos, insatisfação com o descaso patrocinado pela gestão excludente do governador desencadeia uma série de manifestações nunca antes vistas no Maranhão

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE CULTURA DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Num misto de ditadura cultural, supervalorização de artistas de fora em detrimento dos maranhenses, contratos suspeitos, abandono de prédios e equipamentos culturais, acinte e ojeriza às expressões artísticas do estado, a gestão cultural de Carlos Brandão(PSB) ganhou os holofotes de uma insatisfação generalizada que vem povoando aplicativos, redes sociais, cidades e becos nos últimos seis meses nos 217 municípios.

Milhares de entusiastas da expressão artística maranhense, entre músicos, cantores,  bailarinos, artistas plásticos, produtores, cineastas, museólogos, compositores, dançarinos, escultores, arquitetos, atores, jovens formadores de opinião, arte-educadores, imortais da Academia, cantadores de Bumba Meu Boi e  poetas pedem a imediata exoneração do titular da Secma, Yuri Arruda. Em episódio recente( veja aqui https://marrapa.com/geral/rapaz-alega-ter-sido-intimado-por-criticar-brandao-e-cupula-estadual/ e aqui https://marrapa.com/politica/secretario-de-cultura-teria-feito-boletim-de-ocorrencia-apos-ser-criticado/é atribuída ao secretário a coação a um dos muitos manifestantes. O Governo, no entanto, diante do fato sinistro que abre precedente para perseguições a artistas no estado, nega a investida contra Carlos Jonas, o jovem que proferiu petardo contra o abandono verificado no Centro Histórico.

MARANHÃO NO 'OLHO DO FURACÃO’ Milhares de entusiastas da expressão artística maranhense, entre músicos, cantores, bailarinos, artistas plásticos, produtores, cineastas, museólogos, compositores, dançarinos, escultores, arquitetos, atores, jovens formadores de opinião, arte-educadores, imortais da Academia, cantadores de Bumba Meu Boi e  poetas pedem a imediata exoneração do titular da Secma, Yuri Arruda(à direita). 

Bibliotecas desativadas, falta de investimento em pesquisa e formação de leitores, a triste realidade dos Faróis da Educação(leia-se Faróis do Saber) sendo invadidos por moradores de rua na Grande São Luís, revela qual espírito tem dado as cartas no Governo. Agora, também na Seduc, pasta coirmã da Cultura. À moda do saqueamento do Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho (https://blogdofernandoatallaia.blogspot.com/2024/05/maranhao-sob-alerta-seduc-nao-esta.html), à nova paisagem de desprezo dos Faróis soma-se a constatação de que a Literatura Maranhense segue sem planos editoriais, espaços culturais dignos e fomento à produção.

Para Carlos Brandão e apaniguados, no entanto, vale mais a conclamação dos duvidosos espetáculos(como se vê aqui  https://www.youtube.com/watch?v=AcjDu8vubZ4 ).

TEMAS CORRELACIONADOS NOS LINKS ABAIXO:

https://blogdofernandoatallaia.blogspot.com/2024/05/polemica-no-estado-nao-se-respeita.html

https://blogdofernandoatallaia.blogspot.com/2024/05/imagem-do-embrutescimento-governador.html

https://blogdofernandoatallaia.blogspot.com/2024/05/maranhao-pegando-fogo-membro-da-aml.html

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse Brandão e a turma deles são TÓRRIDOS- Pior governador que o MA já teve
Sandra Liz- Cênicas(UFMA)

Anônimo disse...

Boa tarde, parabenizo esta pagina pela excelente materia DISSE TUDO! O comentário abaixo foi postado num blog governista que fez materia defendendo Brandao SAFADÃO e atacando o corajoso Jonas
Abre aspas:
Você foca na bobagem e não atenta para o problema de fato. Com base no que viralizou em redes sociais, você poderia ter ido atrás do BO nº 49.663/2024 para saber detalhes (foi o governador que fez o BO?). A intimação do delegado Ney Anderson da Silva Gaspar data de 16/06, um domingo, para a pessoa se apresentar na segunda 17/06. Esse prazo é comum? O delegado faz menção a possibilidade de condução coercitiva, declarada inconstitucional desde 2018 pelo STF. A intimação também não traz NENHUMA informação sobre a acusação contra o rapaz, contrariando o art. 269 do CPC.
Enfim, a curiosidade jornalística acabou?

Caio Félix
Renascença

Anônimo disse...

Fernando até hoje o Boi do Sitio do Apicum não recebeu os 5 conto vai fazer dois anos o dinheiro parece que Brandão fez a intera pra pagar o caché do rei da pisadinha!
Osvaldo Carutapera

Anônimo disse...

UMA VERDADEIRA VERGONHA AQUI EM CODÓ FALTA TUDO MEU POVO PRA CULTURA DO NOSSO MUNICIPIO E O CARA DE PAU DO MOREIRA AINDA APLAUDE E DE PÉ DIVULGANDO ESSA MENTIRA AQUI
O GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO REAGIU ÀS CRÍTICAS SOBRE A GESTÃO NA CULTURA E RESOLVEU AGIR DIRETAMENTE.
EM VÍDEO POSTADO NAS REDES SOCIAIS NESTA QUARTA-FEIRA, O LÍDER POLÍTICO VISITA O CENTRO HISTÓRICO, APRESENTA AS BANDEIRINHAS DE SÃO JOÃO, QUE QUASE DERRUBAM O TITULAR DA CULTURA, YURI ARRUDA, E PROMETE UMA PROGRAMAÇÃO JUNINA PARA O LOCAL.
O SUCESSOR DE FLÁVIO DINO AINDA ABRAÇA CACHORROS, TIRA SELFIES, TOMA SORVETE E PROMETE MAIS POLICIAIS NA REGIÃO.
RUTH DO RANGEDOR DA FILHA

Anônimo disse...


A cultura se tornou o calcanhar de Aquiles do governo Brandão, com fazedores de cultura e até políticos aliados pedindo a saída do atual titular da pasta esse fulano do Yuri

Afonso Gama

Anônimo disse...

“O secretário já registrou o interesse dele que a maior e a quadrilha campeã do circuito nacional se apresentasse no maior São João do Brasil, que é aqui no Maranhão. E lá nós firmamos uma data, ficou registrado que, no dia 15, a quadrilha iria participar da abertura do Arraial do Maranhão, sem cobrar cachê algum. O que a quadrilha solicitou foi somente o apoio para o deslocamento, mas nada além disso”.

Deputado Eric Costa

Postar um comentário

Fernando Atallaia. Tecnologia do Blogger.

  ©Blog do Fernando Atallaia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo