quarta-feira, 20 de março de 2024

2024 ‘pegando fogo’: União Brasil vota afastamento e expulsão de Luciano Bivar após briga por liderança

Ainda de acordo com o interlocutor, entre os argumentos do pedido de...

A Executiva Nacional do União Brasil votará nesta quarta-feira, 20, a partir das 15h, o pedido de afastamento e expulsão do presidente interino do partido, Luciano Bivar (PE), acusado de ameaçar de morte o vice da legenda, o advogado Antônio Rueda.

À Reportagem, um interlocutor do partido explicou que o pedido avaliado é de caráter provisório e tem a senadora Professora Dorinha (União-TO) como relatora. Luciano Bivar deve participar da reunião por meio de videoconferência.

Caso o pedido seja aprovado, por ao menos 11 dos 17 membros autorizados a votar, Bivar será afastado imediatamente do cargo. A partir desse momento, ele terá o prazo de cinco dias corridos para apresentar o contraditório, de acordo com o artigo 97 do Estatuto do União Brasil.

Depois, o relatório aprovado será avaliado pelo Conselho de Ética da legenda, que terá o prazo de 60 dias para decidir sobre o afastamento e expulsão em definitivo de Luciano Bivar.

A tendência é de que o pedido provisório de afastamento e expulsão seja...

Ainda de acordo com o interlocutor, entre os argumentos do pedido de afastamento e expulsão de Bivar está as supostas ameaças pessoais feitas contra Rueda e a suspeita de envolvimento nos incêndios que destruíram as casas do advogado e da tesoureira do partido, a irmã dele Maria Emília Rueda, em Pernambuco no dia 11 de março.

Porém o principal argumento é sobre uma suposta carta de anuência que Bivar teria dado a seis deputados federais do Rio de Janeiro, que tinham pedido desfiliação do partido ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sem perder o mandato.

Segundo o interlocutor, Luciano Bivar teria validado as desfiliações, de maneira unilateral. O caso ainda tramita no TSE.

Luciano Bivar segue negando as acusações e ressaltou que não teve envolvimento com o incêndio aos imóveis da família Rueda. Em relação às ameaças, ele afirmou que não foram pessoais, mas admitiu que disse que acabaria com a raça política de Antônio Rueda.

A Reportagem entrou em contato com Luciano Bivar para comentar sobre o caso, mas não obteve resposta até o momento. O espaço permanece aberto.

Bastidores

A tendência é de que o pedido provisório de afastamento e expulsão seja aprovado, pois Rueda possui apoio da maioria dos convencionados que têm direito a voto.

De acordo com o interlocutor, o boato dentro da legenda é que Bivar “é um ex-presidente em atividade, porque é apenas questão de tempo para ele sair do cargo”.

 

ISTOÉ

EDIÇÃO DE ANB ONLINE

0 comentários:

Postar um comentário

Fernando Atallaia. Tecnologia do Blogger.

  ©Blog do Fernando Atallaia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo