quarta-feira, 27 de agosto de 2025

MARANHÃO NO ‘OLHO DO FURACÃO’: CRISE NA SEGURANÇA E ODYLO COSTA, FILHO PODEM INVIABILIZAR PROJETO POLÍTICO DE ORLEANS NO ESTADO

DOIS GARGALOS SOBRE A MESA Localizado no Centro Histórico de São Luís, o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho é o retrato fiel do abandono na capital  do estado a pouco mais de um ano da próxima eleição. Em 2024, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), anunciou que a reforma do espaço terminaria  em 18 meses. De lá para cá, contudo, nada foi feito e a inércia tomou contou dos Leões que seguem estáticos. Naquele ano, o Governo assegurou que o Odylo voltaria a ofertar oficinas em suas dependências. O projeto de reforma foi aprovado pelo Iphan e desenvolvido por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) cidades históricas.  O Centro é sede do Teatro Alcione Nazaré, da Escola de Dança Lilah Lisboa, da Biblioteca Ferreira Gullar, conta ainda com o Cine Praia Grande e com espaços para exposições, como enumera a imprensa local. Piso, paredes, janelas e teto comprometidos, os maranhenses dividem-se nos dias atuais entre a caótica e inimaginável realidade do equipamento e a consolidação da cena de criminalidade nos 217 municípios, com especial atenção à Grande São Luís onde a violência encontra  em denúncias de favorecimento por parte das forças de segurança seu ápice condescendente. A problemática se funde num momento onde o sobrinho de Brandão, Orleans, tenta se viabilizar para sucessão do governador Carlos Junior no Executivo. Mas, os estopins foram às ruas e redes cobrando de ambos a entrega do espaço, assim bem como investimentos em prevenção e combate ao crime. Já são milhares de insatisfeitos que diariamente questionam o porquê do Odylo Costa, filho ter sido mantido sob a égide da indiferença amargando esquecimento sem uma resposta por parte do Governo. Assim, como centenas se mobilizam há dois dias em protesto contra o brutal assassinato de um moto uber ocorrido com requintes de crueldade no bairro Bequimão. Sobre a morte de Franklin César, Carlos declarou: "Compreendemos a indignação de todos". Na prática, a compreensão não ganha contornos concretos nem tampouco ações efetivas de mapeamento dos focos a serem extirpados. A população enxerga um estado conivente e não reparador. Na esteira dessa constatação, o pré-candidato governista vem sendo cobrado a dar uma resposta quanto à Cultura personificada, hoje, no descaso vivenciado pelo Odylo. Na outra ponta, sequestros, roubos, ameaças, e a gradual normalização de ações criminosas  onde corpos são enterrados em valas rasas. Sem discurso nem empenho; comprometimento e sensibilidade, a oposição tenta o oportunismo eleitoreiro fincada no embrutecimento do Palácio que despreza os centros culturais em deboche ululante ao pagar cachês milionários a entertainments de bundalelê de outros estados. Não há jogo limpo nem clareza nessa relação deteriorada: apenas as consequências que o embrutecimento instalado proporciona ao criar lacunas que favorecem o ambiente das barbáries que vem tomando de assalto os municípios. A todo vapor nas elucubrações do cenário eleitoral, o estado segue pegando fogo nas periferias de São Luís. Já nas regiões onde ficam localizados aquilo que poderia representar polos econômicos alvissareiros, a névoa das inconsistências governativas são alvo da PF via Fundeb. Escândalos que atuam como pingente revelador do abandono de jovens quando a intenção primeva é a grotesca manutenção de regalias de patricinhas e pseudo mauricinhos investidos em cargos públicos. Agora, em reta final, a pré-campanha de 2026 ganhou nova feição: ameaçando derreter ao meio projetos políticos ancorados pela ausência de medidas práticas, Carlos Junior, que nas próximas festividades deve novamente ignorar a Cultura maranhense para selfiar milhões aos bolsos dos chamados artistas de fora, foi posto em xeque e terá de anunciar mudanças na Segurança. Já Orleans teme a queda livre nas próximas pesquisas.


POR FERNANDO ATALLAIA

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