domingo, 14 de janeiro de 2024

PAÍS: BRASILEIRO COMEU MAIS CARNE EM 2023, APONTA ESTUDO

Com a melhoria em indicadores nacionais como a taxa de desemprego, inflação e aumento no rendimento médio, os...

Estudo da plataforma Scanntech revelou um ano de 2023 cheio de mudanças no varejo alimentar. Com a melhoria em indicadores nacionais como a taxa de desemprego, inflação e aumento no rendimento médio, os brasileiros ajustaram seu consumo, reduzindo a compra de itens de mercearia básica, enquanto aumentaram o consumo em produtos perecíveis, como carne bovina, ovos, aves, queijos e frutas, legumes e verduras.

Estudo da plataforma Scanntech revelou um ano de 2023 cheio de mudanças no...

O segmento de bebidas se destacou com um crescimento expressivo de 11,3% no faturamento, liderando os avanços entre os supermercados e atacarejos. Essa tendência foi seguida por aumentos notáveis em outros setores como perfumaria, com 11,2%, produtos de limpeza, com 10,5%, mercearia, com 9,9%, e produtos perecíveis, com 9,2%.

Essa tendência foi seguida por aumentos notáveis em outros setores como...
Os preços em diversas categorias sofreram ajustes ao longo do ano. A perfumaria registrou o maior aumento, com 11,2%, enquanto os produtos de limpeza, mercearia, perecíveis e bebidas registraram elevações de +9,7%, +9,4%, +8,2% e +7,9%, respectivamente. Contrariamente, a mercearia básica experimentou uma queda nas vendas de -1,6% e nos preços de -1,3%. O fluxo de consumidores nas lojas físicas superou o ano anterior, especialmente no primeiro semestre, refletindo o fim das restrições da variante Ômicron. Contudo, o desempenho do Carnaval foi prejudicado por chuvas e alta nos preços, resultando numa queda de -11,2% nas vendas.
Os preços em diversas categorias sofreram ajustes ao longo do...
Bebidas não-alcóolicas, açaí e geladinho se beneficiam do calor

Além disso, as bebidas não-alcoólicas ganharam terreno sobre as alcoólicas, subindo a sua participação de mercado de 44,2% para 45,8%. Sucos, energéticos, isotônicos e água de coco foram os destaques. O sucesso desta categoria está parcialmente ligado à onda de calor que afetou o Brasil em 2023, devido ao fenômeno La Niña impactando diretamente o consumo como os geladinhos que subiu 69,2%, açaí 49,3% e isotônicos 46,2%.

 

BRUNO PAVAN

EDIÇÃO DE ANB ONLINE

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