quarta-feira, 7 de maio de 2025

MÚSICA MARANHENSE EM LUTO: MORRE PATATIVA, AOS 87 ANOS

A Escola de Samba Turma do Quinto destacou a relevância de Maria do Socorro Silva, a Patativa, para o Carnaval maranhense. Ela faleceu nesta terça-feira(6), aos 87 anos. "Figura marcante do nosso patrimônio imaterial, Patativa sempre foi símbolo de resistência, alegria e dedicação às tradições do nosso povo. Sua contribuição à cultura do Maranhão é inestimável, tendo encantado gerações com sua arte, sua presença vibrante e seu amor pela nossa identidade. Neste momento de dor, a Turma do Quinto se solidariza com os familiares, amigos e admiradores dessa grande mulher que tanto nos inspirou. Que sua luz continue a brilhar em cada tambor, cada canto e cada desfile que celebra a força da nossa cultura. Descanse em paz, Patativa. Sua história viverá para sempre em nossos corações!", diz a nota. Causando grande comoção no meio artístico maranhense, o falecimento da cantora, que só teve o primeiro disco gravado aos 77 anos pelo selo Saravá Discos, ganhou repercussão estadual. Figura do circuito Madre Deus, Casa das Tulhas, Vila Embratel, Patativa era publicamente conhecida pelo talento nato que fez dela- ao lado de Lopes Bogea, Antônio Vieira e  Cristóvão Alô Brasil-, voz do quarteto máximo do Samba maranhense.

DEPOIMENTO DO EDITOR

Conheci Patativa em um evento de lançamento de pré-candidatura de um político maranhense onde eu e ela éramos convidados. Ao fim da tertúlia, me pediu uma carona e a deixamos no lugar por ela desejado. A artista era uma figura simples que gostava de ouvir histórias da vida e que ao final de cada conversa soltava uns dizeres, falas lúdicas, inventosas e inventivas. Um dos últimos movimentos onde Patativa esteve presente quase que semanalmente  foi A Vida É Uma Festa, do qual fui um dos integrantes desde o primeiro ano de criação, ainda nos início dos anos 2000. A compositora deixa um legado musical único, com uma obra vasta produzida sob a égide da maranhensidade, das tradições e falares da Ilha e, sobretudo, pontuada por universos peculiares da vida ludovicense. Era de Pedreiras, onde por muitas vezes reclamara não ser reconhecida em sua terra natal, assim como não teve o devido reconhecimento à sua arte pelos órgãos de Cultura da capital maranhense e Governo do Estado.

Fernando Atallaia

Cantor, Compositor, Poeta, Músico, Jornalista, ex-integrante do Grupo Carranca de Poesia, é o atual editor-chefe da Agência de Notícias Baluarte, portal com mais de 11 milhões de acessos.

Siga no Instagram: @fernandoatallaia

LEIA TAMBÉM:

https://blogdofernandoatallaia.blogspot.com/search?q=NEGA+&x=0&y=0

0 comentários:

Postar um comentário

Fernando Atallaia. Tecnologia do Blogger.

  ©Blog do Fernando Atallaia - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo