PROFESSORES EM FESTA: RAIMUNDO OLIVEIRA VENCE ELEIÇÃO DO SINPROESEMMA
Após uma série de factoides, acusações fantasiosas e despautérios, professor é reconduzido ao comando da entidade
A Chapa 1 contabilizou um resultado avassalador com uma diferença de 3. 839 da segunda colocada rebaixando as demais a...
POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-SÊNIOR DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
BALUARTE
atallaia.baluarte@hotmail.com
Para Adilson Araújo, presidente da CTB, ''o Sinproesemma tem um papel fundamental na organização da luta dos trabalhadores da educação e a Chapa 1 foi a garantia de que essa luta continuará forte e comprometida com os interesses da categoria''. Uma das razões pelas quais a CTB Nacional declarou apoio à chapa vencedora que reconduziu o professor Raimundo Oliveira ao comando do sindicato diz respeito às conquistas percebidas nos últimos anos em prol da categoria. Sob a liderança de Raimundo, a integralidade dos recursos dos Precatórios do Fundef aos trabalhadores da educação passou a ser realidade, mas pôs a entidade no alvo da politicalha.
A Chapa 1 contabilizou um resultado avassalador com uma diferença de 3. 839 da segunda colocada rebaixando as demais a posições ínfimas. A conta revela que a grande maioria dos professores reconhece o empenho do atual presidente e os ganhos obtidos na sua gestão em prol dos docentes, a ponto, inclusive, dessa constatação ter incomodado atores políticos conhecidos no cenário local pela biografia oportunista.
''Nunca se viu na história do Maranhão a intromissão de agentes políticos numa pauta exclusiva de um sindicato que é um instrumento de luta de uma categoria’’, disse Raimundo Oliveira em entrevista dada, recentemente.
O resultado da eleição vitoriosa da Chapa 1, anunciado nesta terça-feira (11), pela Comissão Eleitoral do Sinproessema, deixou em faniquito membros das chapas derrotadas que tentaram desencorajar os professores a participar do pleito antes e durante o processo. Uma enxurrada de factoides, acusações fantasiosas e despautérios ganharam as redes visando impedir a realização da Eleição Geral que transcorreu na mais completa normalidade. Sob o lema "Fortalecendo a Luta com Unidade, Ação e Compromisso", a gestão de Raimundo Oliveira continua por mais quatro anos e foca na valorização, a partir de agora, não apenas dos professores, mas, indistintamente daqueles que compõem o tecido educacional como um todo. O debate se ampliou e os demais profissionais que ocupam funções no magistério devem ganhar, também, a atenção da entidade''.
Perseguições e politicalha- Na ordem de quase R$ 4 bilhões, 60% desse valor pago em três parcelas até 2026 para os trabalhadores da educação, os Precatórios do Fundef no estado despertaram os leões adormecidos do Palácio e uma série de investidas contra o Sinproessema começam povoar o ambiente rasteiro das acusações fortuitas desde 2024, gerando uma polêmica que até hoje se arrasta na tentativa de deslegitimar a atuação do sindicato.
Instituído em 1996, os Precatórios do Fundef são provenientes de uma dívida da união com Estados e Municípios entre os anos 1998 e 2006, mas o repasse aos professores incomodou os patrões que partiram para o ataque. Entre estes, o Vice-governador Camarão, do PT, que pediu a expulsão de Raimundo Oliveira do partido.
‘’Foi uma “represália pela vitória dos trabalhadores da educação“, disse Raimundo na ocasião, acrescentando que com ‘’interesse de interferir nas eleições da entidade para obter ganhos políticos em 2026’’.
Postar um comentário