A festa da nova música maranhense
O plano de apoio à produção fonográfica instituído em 2004 pela Secretária de Estado da Cultura, teve a grata surpresa de receber dentre os trabalhos musicais inscritos, o Projeto Festiveiros. Misto de coletânea e pesquisa, Festiveiros reúne os principais compositores maranhenses da década de 90, em uma proposta cultural que vai além do seguimento estritamente musical.
Para o músico e produtor Fernando Atallaia, Festiveiros representa o preenchimento de uma lacuna em todo o contexto artístico voltado para a música no Estado. “Não existe nem um tipo de mapeamento da produção fonográfica ultimamente neste Estado. Ou melhor, nunca teve. Salvo raríssimas exceções de alguns órgãos e instituições, como é o caso do Itaú cultural, e de produtores independentes. É uma vergonha. O que eu e Well fizemos não é necessariamente uma obrigação nossa. A obrigação é o Estado. Isso mostra que a Secretaria de Estado da Cultura não tem competência para dar visibilidade para os nossos artistas e nem tem noção do fenômeno da continuidade”, desabafou Atallaia.
Gravado no estúdio Sotaque, o disco teve produção musical assinada pelos músicos participantes, e objetivou mostrar a diversidade e a poesia de artistas da mais recente geração da Música Popular Brasileira no Maranhão. Participaram das gravações os produtores Marquinhos Lussaray e Chico Newman, além de Erivaldo Gomes. Festiveiros ainda não teve prensagem definida, aguardando desta forma investimento para a prensagem dos exemplares a serem distribuídos a nível estadual.
Para Well Matos co-produtor do projeto, os nomes mais significativos da música maranhense nesse momento estão congregados em uma álbum que reage contra a atual condição de lamúria porque passa a MPM. “Esperamos que o público ouça e dê o seu juízo acerca dessa iniciativa, que visa sobre tudo a contemplação de todo um conjunto de vozes artísticas”, afirmou.
2 comentários:
gosto muito do som dele e da poesia tambem é um mestre da cultura e da arte brasileira
fabiano de jesus
pesado mesmo valeu fernando atallaia voce é uma jóia do povo maranhense
laercio lucas produtor cultural sao luis
Postar um comentário